Esta postagem tem como objetivo instruir a você que não tem experiência
em comprar coisas pela internet, então vamos as dicas:
Primeira mente você deve se cadastrar em um site confiável, de preferência
nacional. Ex: www.pontofrio.com.br; www.kabum.com.br; www.extra.com.br; www.ricardoeletro.com.br;
entre outros.
Você não é obrigado a fornecer o número de seu cartão de crédito no cadastro
e nem aconselho a fazer isso caso o site peça.
Se você for fazer uma compra a vista a melhor forma de pagamento é o boleto
bancário, ele é mais seguro que qualquer outra forma de pagamento pois você não
precisa fornecer nenhum dado de seu cartão para realizar a compra. Você pode
pagar o boleto online no site do seu Banco.
Não compre produtos de fora do país, muitas das vezes ocorrem problemas de o
produto não chegar ou ficar retido!
Nem tudo você deve comprar pela internet, existem certas coisas que não
valem à pena. Ex: não recomendo comprar um colchão pela internet, além do frete
ser caro pode levar mais tempo para chegar. Por tanto vale mais a pena fazer a
compra por telefone em uma loja perto de onde mora pois não vai precisar pagar
frete e além disso só irá pagar o produto no ato da entrega! Se precisar
devolver o produto por algum problema terá menos transtorno também.
Certifique-se que todos os seus dados como o endereço e CEP estejam corretos
no site, caso contrário o produto não vai chegar à sua casa!
Nunca faça suas comprar em Lan Houses, esses computadores podem ter diversos
tipos de vírus.
Sempre faça Logoff no site depois de realizar a sua compra.
Pesquise sobre o produto antes de comprá-lo, veja se o produto é bom e
confiável, pois se o produto chegar com problemas em suas mãos terá que trocá-lo
por outro ou pedir o dinheiro de volta o que dá muita amolação em qualquer
sistema. Comprar o produto e recebê-lo em sua casa é fácil e prático, mas
devolver é mais complicado.
Mas e quando o produto vem com defeito de fabricação ou não fico
satisfeito com o mesmo?
Aí que é a parte mais complicada, por isso sempre compre produtos em sites
confiáveis e de preferência nacionais. Primeiramente você deve informar o
problema no site, geralmente tem um chat para você conversar ou o SAC onde
poderá enviar um email e aguardar a resposta.
Nesses casos você irá acionar a garantia ou a troca pelo próprio site. Você
irá receber todos os procedimentos via email de como devolver o produto. Você
deverá ir até uma agência dos correios NÃO FRANQUEADA e postar o produto junto
com a caixa original e nota fiscal. A própria empresa paga o frete de retorno
do produto nesses casos. Você só terá o trabalho de ir até o correio.
Se você acha que o produto que comprou vale à pena é melhor solicitar a
troca do mesmo. Agora se não peça o dinheiro de volta. Nesse caso o processo é
geralmente mais demorado.
Então é isso aí, espero ter ajudado!